Base de Instrução Nr 2 (Plácido de Castro)
07-07-2013 20:36Plácido de Castro
A Base de Instrução Nº 2 (BI/2) situa-se no Km 4 da Estrada do Puraquequara, às margens do igarapé Candiru, que liga a Rodovia AM-010 até o Lago do Puraquequara num percurso de 45 Km de terra batida através Selva.
A BI/2 encontra-se no local onde foi construído o “Barracão”, o primeiro galpão construído no CIGS para abrigar instrutores e monitores durante a permanência do curso no interior da selva. Apresenta uma estrutura vocacionada para o desenvolvimento da primeira fase do curso, Fase de vida na Selva, onde o aluno adquire os conhecimentos necessários para sobreviver no ambiente de selva, e a segunda Fase, a Fase Técnica, onde o aluno adquire conhecimentos técnicos que serão utilizados durante a fase de patrulhas e operações, principalmente no que diz respeito à parte de topografia. É também utilizada para execução de estágios para civis e militares ministrados pelo CIGS.
Homenageia José Plácido de Castro, homem que liderou brasileiros no início do século XX na revolução Acreana, conflito originado na cobiça pela borracha. Através de uma eficaz e ágil tática de guerrilha, praticada nas coxilhas do Rio Grande do Sul durante a Revolução Federalista, adaptada pelo jovem Plácido de Castro às condições da selva Amazônica. As forças bolivianas são combatidas e finalmente derrotadas na cidade de Xapuri.
Plácido de Castro é declarado Governador do Estado Independente do Acre. Através da diplomacia, o governo brasileiro, na pessoa do Barão do Rio Branco, compra as terras em questão, anexando-as definitivamente ao nosso país.
———
Voltar